Matérias


Matérias com as empresas de alimentos, bebidas, cosméticos e profissionais do setor

      

 

 

 

Alimentos em conserva

em embalagens cartonadas

 

Conheça a opção que pode substituir a tradicional lata

 

 

Alimentos em conserva em lata fazem parte da rotina do consumidor brasileiro. Práticos, é só abrir a embalagem e consumir. Visando este mercado e a necessidade de mercado a Tetra Pak sai na frente e disponibiliza uma nova embalagem.

 

Desenvolvida para envasar alimentos, a Tetra Recart é uma embalagem com formato compacto, o que garante um desempenho logístico otimizado, da produção ao consumo. Além de mais leve que outras opções de embalagens para conserva, a Tetra Recart é fácil de armazenar e manusear, já que possui abertura simples com picote (não necessita de ferramentas). Composta principalmente por recursos renováveis e certificados, a embalagem é 100% reciclável.

 

Os consumidores brasileiros já encontram vegetais (seleta, milho e ervilha), feijões (preto, carioca, branco e fradinho), grão de bico, soja e lentilha em embalagens Tetra Recart. Globalmente, as embalagens já envasam atum, azeitonas, molho de tomates com pedaços, saladas prontas, frutas, sopas, cremes, alimento para gato e cachorro, molhos bolonhesa, carbonara etc envasados nesta embalagem. Esta solução existe no mercado desde 2003 na Europa e em 2006 a primeira empresa brasileira passou a utilizar.
Segundo Fernando Varella, Diretor Executivo de Vendas de Contas Food da Tetra Pak,a Recart conta com alguns diferenciais. “Agüenta mais temperatura e pressão, não transfere nenhum tipo de sabor, por exemplo. Essa embalagem, também, garante um aroma único como o do alimento preparado no ato”.
Parceria


Recentemente a Tetra Pak, em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, inaugurou a primeira planta da América Latina para testes de alimentos em conservas em embalagens cartonadas. Com o investimento de R$ 1,4 milhão, a estrutura possibilitará a realização de diversos experimentos, em uma escala menor que a industrial e a um custo mais baixo.


Com a nova planta piloto os atuais e potenciais clientes da Tetra Pak terão a possibilidade de experimentar o desenvolvimento de novos produtos e alterar a formulação dos já existentes. Além disso, com essa nova instalação, o tempo para a realização dos testes será agilizado em no mínimo seis meses, sem contar o benefício financeiro.

 

De acordo com Fernando Varella, o sistema funciona como uma miniatura de uma linha comercial padrão, justamente para atender a proposta de fazer testes com custo baixo. “A capacidade do equipamento é de até três lotes por dia, o que representa cerca de 360 embalagens produzidas”, afirma o executivo.

 

Para abrigar essa estrutura, o Instituto Mauá de Tecnologia ofereceu à Tetra Pak um espaço no laboratório, o que garante a utilização dos equipamentos de forma segura e com a confidencialidade necessária para os novos negócios da indústria alimentícia.
“O Instituto Mauá de Tecnologia tem grande reputação no mercado e demonstrou ter todos os requisitos necessários, além de um excelente nível de profissionalismo e uma boa estrutura para a instalação de nossos equipamentos”, completa Varella.


Em contrapartida, a empresa oferecerá palestras e demonstrações aos alunos sobre a tecnologia asséptica e autoclavada, por meio de exposições nos equipamentos. “Essa parceria representa uma grande oportunidade para os alunos e professores da Mauá que poderão realizar pesquisas em colaboração com a Tetra Pak, utilizando uma das mais modernas tecnologias criadas pela empresa nos últimos anos. Isto servirá também para manter o Instituto como uma referência em Engenharia de Alimentos”, afirma o Professor Otávio de Mattos Silvares, Reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

 

Visão do cliente
José Luis Bellia, presidente da Agro Andina, viajou da Argentina até o Brasil para conhecer a planta e verificar a futura aplicação das embalagens em seus produtos. “Estamos enamorados”, comenta. “Encontramos na Tetra a solução para o nosso consumidor que precisa de praticidade aliada, qualidade, aroma e até mesmo a sustentabilidade.

 

Acreditamos que o consumidor argentino conhece bem os produtos já oferecidos e estão em busca de novidades. Temos certeza que vamos surpreender de maneira positiva”

 

A Agro Andina é uma empresa que atua principalmente com molhos de tomates e seus derivados. Atualmente as linhas disponíveis na são envasadas em latas e vidros.


Para Varella tal fato só vem a acrescentar para o consumidor. “Não queremos competir com sistemas de embalagens já existentes. Acreditamos que a nossa embalagem acrescenta e atinge um outro tipo de consumidor. Um bom exemplo disso é a Quero Alimentos que não abandonou as outras embalagens e com a Tetra atingiu as classes A e B”.


 

 

Fonte: Revista Embalagem & Tecnologia

www.embalagemetecnologia.com.br

 

 

 

 

 

Imprimir página


 


Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não

expressar necessariamente a opinião do Portal.

 

 

 

 

 

 

Embalagem, Embalagens, Rótulos, Rotulos, Etiquetas, adesivos, Adesivas, Filmes, Embalagens Flexíveis, Pack, Frascos, Potes, Garrafas, Flow-Pack, Sachês, Caixas, Blister, Fitas, Sleeve, Cartonadas, Embaladoras, Empacotadoras, Envasadoras, Rotuladoras, seladoras, Dosadoras, Embalagens Promocionais, Blistadoras, Esteiras, Transportadores, Hot-Stamping, Codificadores, Datadores, Lacres, Latas, Sacolas, SacosPaletizadoras, Despaletizadoras, Esteiras, Injetoras, Extrusoras, Resinas, Polímeros, Masterbach, Clichês, Facas Industriais, Fispal, Embala Nordeste, Expo Embala, Vinotech, FCE Cosmetique, Pack Print Sign, Feipack, Plastech, Aaron, Alfa Pack, Apitec, Belton, Braga, Bronzesul,, Centenário, Center Fix, Cliart, Cobra Correntes, Daka, Delgo, Dixie Toga, Embali, Electro Plastic, Elyplast, Epet, Etikor, Europack, Fascreen, Fulpel, Globoplast, Gráfica Adonis, Gráfica Rami, Grand Pack, Gravapac, Indemetal, Indumak, Jemp, JPJ, Lamipack, Leprint, Mack Color, Metalgráfica Itaquá, Metrolabel, Milainox, Mondicap, Renove, Rukava, samavidros, Setprint, Silgan White Cap, Palley, Pentapack, Polyplast, Projetik, Promáquina, SPO Design, Tecna Tronic, Tetra Pak, Thalls, Tiliform, Tiv Plásticos, Total Trade, Ulma Packaging, Verallia, Saint-Gobain, Komm Design