Fispal Tecnologia recebe público acima do esperado no primeiro dia

0
120

image003 (1)

Atrações como o Fórum Fispal de Tecnologia, demonstrador da Indústria 4.0 – Alimentos & Bebidas, parceria com o Senai – SP, com o Lab de Soluções, o Lounge ABRE de Embalagens, novidades tecnológicas e sustentáveis para a indústria de A&B, além de soluções focadas em higiene e segurança, atraíram um número de visitantes acima do esperado logo no primeiro dia da Fispal Tecnologia. A Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas teve início ontem, 27 de junho, no São Paulo Expo, e segue até o dia 30, das 13h às 20h.

Organizado pela Informa Exhibitions, a edição de 2017 traz como um dos principais atrativos o projeto Indústria 4.0 – Alimentos & Bebidas. Trata-se do primeiro demonstrador da indústria 4.0 para o segmento de A&B, desenvolvido em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria. Localizado numa área de 300m², o espaço possibilita que os visitantes se encontrem dentro de uma linha de produção, com a explanação das tecnologias aplicadas aos processos produtivos de um ambiente da Indústria 4.0. O demonstrador promove uma inédita experiência de acompanhar uma linha de produção, com a entrega de um produto totalmente customizado, de acordo com as preferências do consumidor.

O evento, voltado também para os setores químico e fármaco e fornecedores nacionais e internacionais de máquinas para embalagens, marcação, codificação, logística, automação, entre outros, recebe somente nesta edição 50 novos expositores, em comparação com a edição de 2016, reafirmando que, de fato, é considerado o principal evento do segmento.

“Esta visitação acima do esperado confirma o esforço e dedicação da Informa para reunir em um só lugar atrações focadas em soluções e tendências para o segmento, além da realização de negócios e networking”, comenta Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.

 Mais Atrações

O Fórum Fispal Tecnologia, encontro image004de desenvolvimento e atualização da Indústria de Alimentos e Bebidas, recebe profissionais do segmento em palestras, debates e apresentações de cases de sucesso, com representantes da Nissin, Bauducco, Bunge, Nestlé, Cargill, Itambé, Ducoco, KraftHeinz, Coca-Cola e Aurora, entre outras, que debatem sobre temas como melhorias na gestão industrial, sustentabilidade, aumento de produtividade, redução de perdas e outros assuntos pertinentes ao setor.

Há ainda dois espaços voltados para o segmento. O primeiro é o Lab de Soluções, destinado à solução de desafios das empresas participantes da mostra com a ajuda de profissionais de diversas áreas tecnológicas do SENAI-SP. A primeira frase do projeto já se encerrou, com o cadastramento de empreendedores que buscam soluções para suas respectivas indústrias. O Senai elegeu três desafios propostos (fabricante de balas de banana que procura um equipamento que realize o descascamento da fruta in natura de forma eficiente; fabricante de cápsulas de café que busca uma uniformidade e padronização na extração do café em cápsulas e, por fim, uma fábrica que quer mudar sua alimentação a vapor, que é ineficiente) e, durante a realização da feira, apresentará as soluções desenvolvidas pela equipe de profissionais da instituição.

O segundo é o Lounge ABRE da Embalagem, uma parceria da Fispal Tecnologia com a Associação Brasileira da Embalagem (ABRE). Seu principal objetivo é reunir os profissionais que atuam em agências responsáveis pela criação de peças até pequenos e médios fabricantes, potencializando a troca de informações, apresentação de tendências e soluções para o segmento. O Lounge da Embalagem recebe também o Circuito ABRE de Palestras, que conta com aproximadamente 25 apresentações de até 20 minutos de associados da entidade.

“Essa iniciativa de espaços exclusivos para atingir públicos-alvo diferentes oferecerá experiências presenciais inéditas aos visitantes e expositores e ampliará a visibilidade e oportunidades de relacionamento”, conclui Clélia Iwaki.

Outra parceria da Informa é com o Instituto Mauá de Tecnologia, no espaço do demonstrador da Indústria 4.0, para oferecer consultoria gratuita para as indústrias de Alimentos e Bebidas durante seis meses.  A ação é voltada para micro, pequenas e médias empresas que tiverem interesse em aproveitar este benefício. Esta parceria visa fomentar o setor, proporcionando para as pequenas e médias indústrias a oportunidade de receber uma consultoria sem custos, além de mostrar a importância de estruturar o negócio para crescimento da lucratividade e da melhoria no processo produtivo.

No espaço do demonstrador, os visitantes interessados no programa tem a oportunidade de efetuar suas inscrições para participar do processo seletivo, que será realizado por especialistas do Instituto Mauá de Tecnologia.  As indústrias selecionadas terão acesso a um plano de melhorias de processo e de produto, que visa ao aumento de produtividade e competitividade.  O programa é dividido em duas fases: a primeira ocorrerá durante os três dias da feira, quando os representantes das empresas interessadas devem preencher um questionário que será submetido à avaliação técnica pelos profissionais da Mauá. A segunda fase terá início após o evento, no Instituto Mauá de Tecnologia, quando as três empresas selecionadas participarão de um workshop para desenvolver atividades práticas com propostas de cronograma de implementação dos projetos de melhorias das plantas.

Nos seis meses seguintes, receberão visitas mensais de professores da Mauá, que acompanharão de perto o desenvolvimento dos projetos e possíveis ajustes. No final do período, um relatório conclusivo será encaminhado à Informa Exhibitions. Além dessa oportunidade, as indústrias também poderão interagir com sistemas para identificar quantos estágios faltam para chegar à indústria 4.0.

Fonte: SD Press Comunicação