Fispal Tecnologia: SIG Combibloc apresenta sua nova proposta de valor

0
142

IMG_1470

Os pilares da proposta são Smart Factory, Product Innovation & Differentiation e Connected Pack

 

Fispal Tecnologia (estande k-131) Com o objetivo de fortalecer seus valores atuais e criar novos que atendam mais amplamente às necessidades do mercado e especificamente às necessidades de seus clientes, entre os dias 27 e 30 de Junho, a SIG Combibloc, uma das líderes mundiais na fabricação de sistemas de envase e embalagens cartonadas assépticas para alimentos e bebidas, apresentará na 33ª edição da FISPAL Tecnologia sua nova proposta de valor. A mesma baseia-se em três pilares: Smart Factory (Fábrica Inteligente), Inovação & Diferenciação de Produto e Connected Pack (Embalagem Conectada). Os pilares de valor também estão refletidos na nova campanha da empresa cujo slogan é “SIG, juntos criamos soluções”.

 

“Dentro do conceito de Smart Factory, o foco está em garantir maior produtividade com redução de custos”, explica Rafael Silva, Head de Serviços da SIG Combibloc para América do Sul. Para tal, a SIG oferece soluções do início ao fim de projetos, soluções para linhas de envase e soluções em serviços. Na prática foram criadas as ferramentas performancePlus eavailabilityPlus que combinam a experiência da SIG com as melhores práticas do setor e uma abordagem inovadora na maximização da sua produção. “Eles envolvem mais do que apenas a manutenção; eles permitem que o cliente visualize cada aspecto da linha de produção em um painel personalizado e baseado na OEE, que compara suas máquinas aos padrões do setor. Há ainda funções intuitivas de informações, benchmarking e monitoramento”, completa.

 

Já o serviço maintenancePlus da SIG garante maior tempo de operação, menos paradas e uma melhor produção. Outros aspectos cobertos pela ferramenta são:

·        estabilidade da linha de produção, garantindo sua eficiência e conservação, aumentando a qualidade e reduzindo as perdas desnecessárias de produto ou embalagem;

·        previsibilidade já que a manutenção é planejada para se adequar ao plano de produção do cliente e é elaborada para minimizar os tempos ociosos não planejados;

·        acessibilidade pois o contrato fornece detalhes claros sobre as tarifas, além de tempos de resposta assegurados e tempos de entrega de peças de reposição baseados em sua localização;

·        flexibilidade por poder escolher entre quatro níveis de suporte feitos sob medida para cada equipamento e orçamento.

 

Inovação é a base dos desenvolvimentos

Fazem parte do pilar de Inovação as embalagem combidome e a tecnologia drinksplus. “Por seu caráter totalmente diferenciado, a embalagem combidome tem um formato icônico, que destaca o produto na gôndola, chamando a atenção do consumidor e agregando valor a determinadas categorias de produtos como orgânicos, base vegetal, etc. Ela também garante total conveniência e praticidade de uso para o consumidor, em diversas situações de consumo, inclusive em movimento. O formato diferenciado ajuda ainda no escoamento perfeito do produto, evitando desperdícios e possibilitando a abertura e fácil e novo fechamento da embalagem.” Informa Luciana Galvão, Diretora de Marketing Américas da SIG Combibloc.

A inovadora garrafa cartonada combidome, de 1 litro, da SIG Combibloc, foi lançada para envasar produtos de baixa acidez como bebidas vegetais alternativas aos lácteos. A primeira empresa a adotar a solução nos Estados Unidos é a fabricante de alimentos Steuben Foods. Ela lançou uma linha de bebidas à base de castanhas – amêndoa, castanha de caju, avelã e nozes – sob a marca ‘Elmhurst’.

Sobre a tecnologia drinksplus, Luciana enfatiza sua exclusividade em envasar bebidas com até 10% de pedaços de frutas, cereais, entre outros. “Isto faz com que esta tecnologia inovadora seja ideal para o lançamento de bebidas de alto valor agregado que proporcionam uma experiência sensorial única para o consumidor.”

 

Conectividade em todo o processo

Sobre o pilar Connected Pack, Luciana Galvão cita como exemplo o lançamento do leite “Qualidade do início ao fim” da Cooperativa Languiru. “A SIG criou uma solução digital inédita que garante o controle total do processo produtivo na indústria, além de permitir o desenvolvimento de ações de marketing digital, personalizadas, com foco no consumidor final.” 

O lançamento da Plataforma Digital demonstra o alinhamento da SIG com três megatendências ditadas pelos consumidores: conectividade – consumidores cada vez mais antenados e querendo receber informações em qualquer lugar a qualquer momento; autenticidade e confiança – por meio de total transparência de informações de qualidade, segurança alimentar e procedimentos para evitar fraudes; e finalmente produtos naturais com certificado de origem e livres de produtos químicos, transgênicos, entre outros.

Além de garantir toda a segurança alimentar para o produto, a Plataforma Digital da SIG garante a conectividade do consumidor com a marca a partir de promoções e mensagens customizadas e a possibilidade de rastrear o produto desde sua origem. “Pesquisas mostram que a geração dos consumidores conectados está constantemente online, compartilhando estórias e experiências. Assim, sairá na frente a empresa que encontrar novas formas de compra e de interação digital. E é isso que a plataforma da SIG oferece”, completa Luciana.

A plataforma desenvolvida pela SIG é aberta e, portanto, permite conectar equipamentos de diferentes fornecedores. As interfaces são amigáveis tanto para capturar informações quanto para analisar os dados de processos, otimizando a eficiência da fábrica e reduzindo os custos operacionais e de investimento.  Os QR codes são impressos com tinta antifraude que não pode ser removida pelos solventes existentes no mercado.

Além disso, ao ler o QR code, o consumidor tem acesso às informações relacionadas ao produto daquela embalagem, sem precisar digitar qualquer informação adicional. No website, que é parte integrante da solução SIG, estão disponíveis dados sobre o sistema de qualidade do cliente, do produto e do processo de produção. A nova plataforma SIG também permite que cada uma das caixas de embarque receba um QR code único; já os paletes são identificados por um código de barras. “Os QR codesúnicos permitem ainda customizar promoções. É possível criar uma campanha específica para uma determinada rede de varejo ou para uma determinada região do país. Para esse tipo de ação, a SIG criou um aplicativo exclusivo que permite desenvolver uma base de dados rica que dá suporte a análises de marketing e de vendas.”

 

Sobre SIG Combibloc

A SIG Combibloc é uma das principais fornecedoras mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas. Em 2016, a empresa faturou € 1,724 bilhão, com mais de 5 mil colaboradores.

No Brasil, a SIG acaba de concluir a 4° expansão de sua planta em Campo Largo (PR), fruto de um investimento de R$ 220 milhões e que lhe garante uma capacidade instalada de 4,5 bilhões de embalagens. A fábrica brasileira emprega 500 colaboradores.

Fonte: Comunicação & Inteligência em Negócios

Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar

necessariamente a opinião do Portal.