Empresa de torrefação de café premium norueguesa salta para o sucesso

0
1064

A adição de linhas de empacotamento vertical da Bosch aumenta a produtividade em 40 por cento

 

bosch2A Noruega é uma terra de amantes do café. Na verdade, o norueguês médio consome cinco xícaras de café por dia, tornando-se o segundo maior país consumidor de café per capita no mundo. Em uma terra de adoradores de café, a qualidade deve ser excepcional. A Solberg & Hansen, uma importadora de café premium e chá localizado em Oslo, assegura-se de que cada grão de café seja torrado e embalado com perfeição.

Fundada em 1879 , a Solberg & Hansen adquire grãos de café de alta qualidade diretamente de pequenas fazendas sustentáveis na América do Sul e na África. A empresa, então, torra os grãos e os vende por atacado e para empresas de etiqueta confidencial, assim como vende café a varejo sob sua própria marca. Anteriormente, a empresa utilizou duas máquinas de empacotamento para embalar grãos em pacotes pré-fabricados estilo “doy” de 250 gramas e 1 kg por mais de uma década. As velocidades de produção saíram de 12 para 20 pacotes por minuto, o que era suficiente para acompanhar a demanda naquele momento.

No entanto, em 2012 as coisas mudaram, quando a empresa ganhou um contrato para produzir grãos para uma marca de etiqueta confidencial, a qual deveria ser vendida em 150 cafeterias suecas. Como a Noruega, a Suécia também tem um mercado de café robusto. Ela está na lista top-dez de consumo per capita de café . Para atender o aumento da demanda, a Solberg & Hansen precisou elevar rapidamente a produção. Graças à instalação de uma linha de empacotamento personalizada e integrada da Bosch Packaging Technology, a Solberg & Hansen foi capaz de aumentar a produtividade em 40 por cento, enquanto fornecia embalagens de alta qualidade para seus grãos de café premium.

Filosofia corporativa construída sobre a qualidade
A Solberg & Hansen entrou no negócio de café em um momento em que o café premium estava ganhando popularidade rapidamente na Noruega. Torradores premium estavam estabelecendo ativamente relacionamentos exclusivos com os produtores. “Quando a nossa empresa começou, havia uma enorme demanda por um bom café na Noruega, quase como uma revolução de alta qualidade”, diz Simo Kristidhi, mestre torrador da Solberg & Hansen. Além de ser o guru técnico encarregado da seleção de grãos de café e da torragem, Kristidhi desempenha um papel instrumental na escolha dos equipamentos de empacotamento e produção apropriados e mais eficientes.

A Solberg & Hansen levou o conceito de seleção de grãos de café de alta qualidade para um nível além através da compra de grãos de vencedores da prestigiosa competição Cup of Excellence. Os agricultores vencedores são selecionados pela qualidade excepcional e caráter de seus grãos de café e os compradores concorrem pelos grãos em leilões, garantindo que os agricultores recebam preços bem acima da média da indústria. A Solberg & Hansen continua esta prática hoje, comprando grãos vencedores da Cup of Excellence de fazendas em Ruanda, Quênia, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Colômbia e Brasil.

Saindo das pequenas operações para as médias
Enquanto a Solberg & Hansen queria permanecer um fabricante especializado de café, após 15 anos no negócio, desejou expandir suas operações através da construção de sua base de clientes de etiqueta confidencial. A empresa já tinha uma enorme base de clientes na vizinha Suécia. Ganhar o contrato da cafeteria foi um marco importante na estratégia da empresa para o setor de etiqueta confidencial e também deixou claro que suas operações de empacotamento, que incluíam duas máquinas feitas sob medida, não seriam adequadas para atender às novas demandas de produção. Para aumentar a produção até o nível exigido, a Solberg & Hansen sabia que precisava mudar para uma plataforma de empacotamento de forma vertical, para encher e selar (VFFS). A empresa considerou vários fabricantes de soluções de embalagem verticais e, em última análise, escolheu a Bosch.

Eu já havia trabalhado com representantes da Bosch na Escandinávia e a relação pessoal estabelecida foi um fator importante em nossa decisão de compra dos equipamentos deles para este projeto”, diz Kristidhi. Além disso, a matriz da Solberg & Hansen informou um alto nível de satisfação com a utilização de equipamentos Bosch, proporcionando uma validação adicional por terceiros.

Vantagens da linha de empacotamento de café totalmente integrada
Após colaborar com a Solberg & Hansen para identificar suas necessidades específicas, a Bosch recomendou uma linha que incorpora várias tecnologias e tem a flexibilidade para produzir pacotes selados nos quatro cantos, bem como pacotes rígidos padrão. A linha, que é usada exclusivamente para empacotar produtos para o novo cliente de etiqueta confidencial, inclui a embaladora vertical Bosch (PME 4001 BG). A embaladora funciona a uma velocidade de 50 pacotes por minuto para pacotes de 250 gramas, 340 gramas e 500 gramas com vedação nos quatro cantos. Ela produz também pacotes de 1 kg com fundo chato com rendimento de 45 pacotes por minuto.

A embaladora vertical oferece uma operação de movimento intermitente que permite longos períodos de vedação para sacos herméticos, o que aumenta a proteção do produto, preservando o aroma dos delicados grãos. Ela foi projetada especificamente para a embalagem de alta qualidade de produtos sensíveis e um design modular torna a modernização fácil e simples. Além disso, uma das principais características da embaladora é um conceito de design aberto, que dá aos operadores acesso às peças da máquina para manutenção e trocas rápidas. Juntamente com a Interface Homem-Máquina (IHM) de fácil utilização, a embaladora PME é extremamente simples.

Para melhorar ainda mais a eficiência operacional, a Solberg & Hansen, também comprou um aplicador integrado Bosch (CVA 2000 VIS) para selar válvulas no interior das embalagens. O design de válvula patenteado da Bosch, bem como a tecnologia do aplicador, ajuda a garantir a qualidade do produto. “Uma válvula unidirecional é bastante importante para a preservação do frescor do café”, diz Kristidhi. “Sem as válvulas, você estaria vendendo bolas de futebol, não pacotes de café. As válvulas aliviam a pressão que se acumula dentro do pacote enquanto o café libera dióxido de carbono, ao mesmo tempo em que impede a entrada de oxigênio, o que afetaria o aroma.” Ele acrescenta que o aplicador de válvula integrado da Bosch também cria uma costura de vedação que é pouco visível, ajudando a otimizar a aparência do pacote. Ao escolher uma válvula interna, ao invés de uma externa, a apresentação visual do pacote foi reforçada ainda mais.

A máquina funciona perfeitamente, é simplesmente fantástico ter esse equipamento”, diz Kristidhi. “Além disso, o menu de ajuda intuitivo facilita soluções rápidas e fáceis para resolver quaisquer problemas que possam surgir.”

Economia de produtos graças à tecnologia de enchimento de alta precisão
Na Solberg & Hansen, nós acreditamos fortemente que a embalagem deve ser de alta qualidade, tanto quanto o produto inserido ali”, enfatiza Kristidhi. “Com a Bosch, temos sido capazes de fazer isso acontecer.”

Kristidhi observa que sua equipe optou por uma abordagem holística para o processo de empacotamento através da compra de uma balança para peso líquido (FIW 4011K) e um controlador de peso (KWI 5000) Bosch. A balança para peso líquido fornece pesagem de uma etapa usando a tecnologia de célula strain-gauge, que produz um peso exato. O controlador de peso KWI executa uma verificação precisa de peso e de controle de qualidade dos produtos no fim da linha de empacotamento, em conformidade com os requisitos da Diretiva Europeia de Instrumentos de Medição (2004/22/CE).

Kristidhi diz que a nova linha de empacotamento tem proporcionado as melhorias operacionais que a Solberg & Hansen procurava, enquanto reforça a imagem de qualidade premium das marcas de café. O serviço que a Bosch fornece também tem sido um ponto extra na venda. “A instalação de uma nova linha de empacotamento de café é sempre difícil, mas a Bosch tornou o processo fácil. Eles foram muito rápidos e profissionais e isso tem nos ajudado muito. A Bosch não só configura a máquina e pronto – eles ficam conosco para se certificarem de que estamos atingindo nossas metas de produção.”

Visite o site:
www.boschpackaging.com