Correntes Transportadoras

0
1109

Por Thiago Gotardo*

O Brasil como um país em desenvolvimento seu parque industrial segue nos mesmos rumos, já consolidado. O aumento nas demandas produtivas pelo crescimento populacional e seu ganho no poder aquisitivo fazem com que vários setores da economia cresçam e se desenvolvam gerando novas necessidades dentro das empresas exigindo a automação de suas linhas de produção para atender a essa nova demanda de mercado .

A inserção de CORRENTES TRANSPORTADORAS nas mais variadas indústrias, permite a automação de suas linhas produtivas, dando agilidade ao processo de movimentação de produtos líquidos, sólidos, envasados, empacotados e a granel, permitindo velocidade ao processo interno de produção, com baixo custo e com retornos efetivos.
A aplicação de Correntes Transportadores pode ser feita com Correntes Plásticas ou Metálicas. As Correntes Plásticas possuem diversas aplicações na indústria de alimentos, farmacêutica, bebidas, etc.. envasados em embalagens dos mais variados tipos. Em suas diferentes versões, oferece soluções para cada necessidade, incluindo modelos atóxicos, com resistência química, baixa fricção e alta resistência mecânica. Suas vantagens incluem excelente planicidade, economia e baixo ruído, entre outros.

 

Entre as Correntes Transportadoras Plásticas existem a Correntes Plásticas Modulares que são indicadas para mesas de acumulação, esteiras de transferência, elevadores de produtos e caixas, túneis de resfriamento, esterilização e congelamento, entre outras aplicações como movimentação de peças, caixas cartonadas ou plásticas e alimentos in natura. Seu dimensionamento modular permite a construção de correntes entre 50 mm até 4.000mm de largura. Possuem fácil instalação e limpeza, além de excelente planicidade, alta resistência à tração e baixo desgaste.
Já as Correntes Transportadoras Metálicas possuem excelente desempenho e longa vida útil. São especialmente indicadas para linhas de produção em ambientes abrasivos como no transporte de garrafas de vidro, caixas e engradados. Uma solução perfeita para ambientes onde a resistência química e alta tração são essenciais.
Uma das principais características das Correntes Transportadoras é seu sistema de engrenamento com 100% de aproveitamento. Sua manutenção se torna prática, fácil e muito ágil, garantindo aos equipamentos que utilizem este sistema, durabilidade e vida longa com um custo de manutenção extremamente baixo, permitindo manutenções corretivas e preventivas rápidas e com tranqüilidade.

Hoje pode-se afirmar que as Correntes Transportadoras são uma evolução a toda organização que busca automação de suas linhas de produção e agilidade na movimentação interna, estando presente nos mais variados ramos de atividade, em grandes ou pequenas empresas, movimentando desde ampolas farmacêuticas a botijões de gás, atendendo a empresas fabricantes de alimentos e bebidas como carnes, aves, frutos do mar, frutas e vegetais, panificação, refrigerantes, cervejas, bebidas destiladas, energéticos, sucos, leite e seus derivados, fornecendo soluções a indústrias farmacêuticas e de cosmético movimentando produtos como pneus, baterias, peças usinadas, peças plásticas chegando ao manuseio de pacotes, armazenagem e distribuição, dos mais variados produtos, sempre buscando a redução de custos e maior beneficio para seus usuários.

Thiago Gotardo é do departamento Comercial Partes & Peças da Cobra Correntes. A Cobra é uma empresa 100% nacional com 25 anos de mercado e experiência no setor de correntes, esteiras transportadoras, acessórios e soluções técnicas .

Fonte: Revista Embalagem & Tecnologia
www.embalagemetecnologia.com.br