Produção consistente de garrafas pet de qualidade superior, com a Sidel Matrix Intelliblower

0
970

sejam produzidas fora das tolerâncias aceitáveis. Por controlar os parâmetros da fase de pré-sopro, que têm grande influência na distribuição final do material, a Sidel Intelliblower utiliza o material PET de maneira otimizada e eficiente em termos de custo, em vez de simplesmente se concentrar na regulagem do calor. Assim, ela é capaz de exercer maior influência sobre a uniformidade da produção e a qualidade da embalagem, independentemente do peso da garrafa que está sendo produzida.

Com autorregulagem, o sistema Intelliblower detecta e corrige automaticamente desvios no processo de formação de cada garrafa que está sendo soprada, adaptando-se para manter uma distribuição uniforme do material, permitindo somente as variações mais insignificantes. Isso garante que cada miligrama de PET seja alocado corretamente. Com esse nível de controle combinado com a maestria em embalagem e capacidade de processos da Sidel Intelliblower, é possível reduzir o desperdício e obter um excelente potencial de leveza de PET, mesmo com materiais reciclados (R-PET).

Uma correção de processos muito responsiva
As desuniformidades na distribuição do material nas garrafas são, em geral, causadas por pressões de sopro incorretas de estações de sopro individuais, por calibração incorreta de componentes ou pelo desgaste de componentes mecânicos. O sistema de autorregulagem da Sidel Intelliblower evita esses desvios analisando e controlando a curva de sopro em cada garrafa. Isso resulta numa distribuição precisa e uniforme, com um ciclo fechado em cada curva de sopro e o ajuste de pontos críticos durante a fase de pré-sopro. A regulagem do processo é gerenciada de maneira responsiva, através de automação descentralizada e mais dinâmica, o que permite trocas de informações mais rápidas e de melhor qualidade. Assim, somente uma sequência de cinco garrafas será produzida em uma estação de sopro antes que a correção necessária seja validada. Essa autorregulagem significa muito menos amostragem, testes e ajustes para os fabricantes, além de maior qualidade das garrafas.

Autorregulagem simples da curva de sopro
A Sidel Intelliblower é projetada para ser fácil de utilizar. Sua operação é baseada em regulagem de processo automática e contínua, sem a necessidade de intervenções manuais. Essa regulagem é aplicada em três áreas: início de pré-sopro, fluxo e pressão de pré-sopro. O operador da linha de produção define o processo de sopro que corresponde às especificações técnicas do formato de garrafa desejado, e esses parâmetros são então usados para definir a curva de pré-sopro de referência. Em seguida, a curva real de sopro é automonitorada sistematicamente em cada estação de sopro durante a produção efetiva das garrafas. Uma correção é implementada automaticamente se o sopro se desvia da curva de referência. Por fim, as fases de referência e de sopro efetivo do processo são alinhadas em termos de tempo de pré-sopro (início e duração) e da pressão em todas as estações de sopro. Essa regulagem contínua é realizada em todas as garrafas, para garantir que cada uma delas atenda sistematicamente à especificação necessária. Com a Intelliblower da Sidel, o desvio padrão da distribuição de material entre diferentes estações de sopro pode ser reduzido pela metade, em comparação a uma máquina sem autorregulagem.

Um jeito perfeito de antecipar a manutenção
Através da Interface Homem-Máquina (IHM) da sopradora Sidel Matrix, os valores de processo de cada estação de sopro são registrados, junto com gráficos especializados. Assim, os operadores obtêm um panorama geral abrangente do desempenho do processo. Eles também são alertados sobre possíveis desuniformidades, indicando as estações onde garrafas estão sendo sopradas fora das tolerâncias aceitáveis. Assim, eles são capazes de identificar facilmente as estações com problemas e planejar as manutenções necessárias, a fim de minimizar o impacto na produção. Mesmo quando a manutenção é considerada necessária, a produção em geral permanece viável. No geral, a sopradora Sidel Matrix reduz a quantidade de manutenção e operações manuais necessárias, e diminui consideravelmente os custos de mão de obra e controle.

Com a Sidel Intelliblower, os fabricantes de bebidas podem ter garrafas de melhor qualidade, devido ao desempenho superior de moldagem por sopro, além de uma análise mais aprofundada da operação do seu equipamento de produção. Em suma, eles serão beneficiados pela maior uniformidade de embalagem e, consequentemente, melhor valor da marca.

A Sidel se esforça constantemente em desafiar as convenções da produção de PET e superar as expectativas dos fabricantes de bebidas. Para mais informações sobre as sopradoras Sidel Matrix, acesse www.sidel.com/matrix-blower

 

 

A Sidel Intelliblower™ elimina a desuniformidade na distribuição do material, através da análise e controle da curva de sopro em cada garrafa PET.


Por controlar os parâmetros da fase de pré-sopro, em vez de simplesmente se focar na regulagem do calor, a Sidel Intelliblower™ melhora a uniformidade da produção e a qualidade da embalagem.

 


As sopradoras Sidel Matrix™ são projetadas para oferecer o mais alto desempenho e qualidade para garrafas PET.

 

VISITE O SITE:

www.sidel.com.br